Aeroporto Internacional de Brasília / DF

A obra em questão trata-se da usinagem, transporte, execução do recapeamento e remendo do pavimento em massa asfáltica usinada a quente da pista 11R-29L do Aeroporto Internacional de Brasília (AIB) – Presidente Juscelino Kubitschek.

Todos os serviços foram realizados obedecendo estritamente e integralmente os projetos fornecidos pela INFRAMERICA, respeitando os objetivos e conceitos de engenharia dos mesmos.

A fim de evitar quaisquer transtornos e ratificar os aspectos funcionais e técnicos do projeto foi executada uma pista escola na marginal da pista 11R-29L.

Por exigência da contratante a Usina de Asfalto deveria estar instalada em um raio de no máximo 30 km do local da obra, e deveria ser do tipo gravimétrica, utilizamos então a Usina de Asfalto Gravimétrica da marca CIBER, modelo UAB 18 E Série ADVANCED. A Usina de Asfalto Gravimétrica proporciona melhor controle tecnológico e consequentemente uma melhor qualidade do asfalto. Foi exigida também durante a execução da obra a disponibilização de outra Usina de Asfalto, do tipo volumétrica, para ficar sobressalente em caso de qualquer pane mecânica da Usina Gravimétrica. Outra exigência foi a de que praticamente todos os equipamentos envolvidos na fresagem do pavimento e no lançamento e compactação da massa asfáltica tivessem um substituto com as mesmas especificações em casos de falhas mecânicas.

Atualmente o Aeroporto Internacional de Brasília (AIB) – Presidente Juscelino Kubitschek, é o terceiro maior aeroporto do Brasil em número de passageiros transportados e o primeiro aeroporto da América do Sul, durante quatro meses, a operar com pistas simultâneas (Fonte  Wikipedia, link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aeroporto_Internacional_de_Bras%C3%ADlia ) .

O grande fluxo de aeronaves exigiu que a obra fosse executada da forma mais rápida o possível e garantindo a qualidade exigida. Desta forma a execução da obra ocorreu em 3 (três) fases, consecutivas e ininterruptas. A pista foi dividida em 3 (três) partes, durante a execução da primeira e da segunda fase foram deslocadas as cabeceiras da pista e a mesma continuou em operação, somente na terceira fase a pista foi totalmente impedida de operar com pousos e decolagens. Os serviços executados em cada uma das duas primeiras fases duraram oito dias consecutivos desde o deslocamento da cabeceira até a sinalização horizontal definitiva. Os serviços da terceira fase duraram dez dias consecutivos.

O projeto da mistura da massa asfáltica usinada a quente, foi elaborado pelo método Superpave e pelo método Bailey. O método Superpave (SUperior PERformance Asphalt PAVEments), especifica os materiais, projeto e analises das misturas asfálticas e prevê o desempenho de pavimentos. O método Bailey se baseia numa seleção e avaliação granulométrica, considerando o intertravamento dos agregados graúdos, gerando um forte esqueleto mineral da mistura de agregados, fundamental para o bom desempenho das misturas (VAVRIK, 2001).

O material betuminoso utilizado na mistura asfáltica usinada a quente foi o CAP 60/85 E tipo stylink de PG76-22 com polímero, esse tipo de mistura proporciona um desempenho superior do pavimento, aumentando a resistência ao desgaste e ao envelhecimento. O espalhamento da massa asfáltica na pista de pouso e decolagem 11R-29L foi realizado com Vibroacabadora de asfalto de esteira da marca Vögele modelo S 1800-2, equipada com sensores eletrônicos longitudinais e transversais, e cabos guia nivelados topograficamente a cada 5 metros. A fresagem do revestimento betuminoso foi realizada por duas Fresadoras da marca Wirtgen modelo W-1900 de esteira com largura de tambor de fresagem de 2,00 metros. As espessuras da fresagem variaram de 5,0 cm a 12,00 cm a cada 10 metros em ambos os lados. Foram aplicadas aproximadamente 9.618 toneladas de massa asfáltica em 14 dias, sendo que em um único dia foram aplicadas 1.674 toneladas.

Foi uma obra desafiadora em função de ter sido executada em uma das pistas de pouso e decolagem mais movimentadas do Brasil, e que em duas fases se manteve em operação mesmo com as obras. Foi executada em um curto espaço de tempo. Exigiu uma logística muito bem elaborada e deu a oportunidade para a empresa aprimorar o seu controle tecnológico através do projeto de mistura elaborado pela contratante e do acompanhamento da execução dos serviços tanto pela equipe própria de fiscalização da INFRAMERICA como pela equipe de fiscalização do grupo Falcão Bauer (empresa de consultoria tecnológica contratada pela INFRAMERICA).

 

Objeto:Serviços especializados de engenharia para usinagem, transporte, execução do recapeamento e remendo do pavimento asfáltico em CBUQ e sinalização da pista 11R/29L do Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek.Serviços especializados de engenharia para usinagem, transporte, execução do recapeamento e remendo do pavimento asfáltico em CBUQ e sinalização da pista 11R/29L do Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek.

Cliente: INFRAMERICA CONCESSIONÁRIA DO AEROPORTO DE BRASÍLIA S/A


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